Fechar [X]

Clique na imagem para ampliar

O IMPROVISADOR E A DRAMATURGIA DO ATOR com Gustavo Miranda.
Oficina de improvisação teatral para iniciados. Novos protocolos

Investimento: R$ 360,00

Descrição:
Essa oficina tem como foco a criação de protocolos teatrais, estruturas e exercícios práticos para abordar a cena desde uma postura dramatúrgica em procura de uma veracidade no trabalho do ator. O improvisador no espaço dramático, vivenciando a cena como o ator vivencia o texto, mas sem texto, com dispositivos que lhe garantem a tranquilidade e a confiança para improvisar conhecendo o rumo da história ou da estrutura, e descobrindo múltiplas maneiras de chegar nela.

A dramaturgia do ator se diferencia do que comumente conhecemos como Impro porque tem como objetivo ser uma peça de teatro improvisada, cujo foco está na ação dramática e nas múltiplas linguagens e poéticas teatrais, fazendo uso dos jogos como parte do treinamento e não como resultado para um espetáculo.

Depois de oito anos pesquisando a linguagem dramatúrgica ao serviço da improvisação, dezenove anos trabalhando como improvisador e trinta como ator, Gustavo Miranda traz esse ano um novo curso que dá continuidade à sua pesquisa. O trabalho está dirigido a improvisadores e atores que queiram aprofundar na pesquisa da dramaturgia da improvisação. Para quem já fez algum curso sobre o tema, essa oficina traz novos protocolos e exercícios, e para quem ainda não fez, é a melhor oportunidade de conhecer o caminho para uma Impro mais profunda.

Professor:
Mestre em Arte Dramático e Magister em Dramaturgia e Direção da Universidade de Antioquia (Colômbia). Tem levado seu trabalho a importantes palcos e salas de aula em países como Argentina, México, Espanha, Portugal, Chile, Equador, Uruguai, Brasil e Colômbia, graças a sua pesquisa em dramaturgia do ator e teatro de improvisação. Fundou na Colômbia no ano 2000, a Cia. Acción Impro, um dos grupos mais relevantes da cena improvisada em Ibero américa, e referência atual do teatro de Medellín.
Reside em São Paulo desde o ano 2012. Foi o treinador artístico da Cia Barbixas para o espetáculo Improvável durante cinco anos; ainda faz parte do elenco. Foi o supervisor artístico e é ator da peça Portátil, da Cia Porta dos Fundos (Rio de Janeiro). É parceiro da Cia. Do Quintal em diferentes projetos, o mais relevante é o espetáculo Passageiro, pesquisa realizada junto ao diretor e ator César Gouvêa desde o ano 2008 até agora. Foi diretor do espetáculo de dança Soma ao Som, da Cia. Brincante, em 2017, mesmo ano em que assessorou ao bailarino Mauricio Flórez no espetáculo de dança contemporânea UM. Também em dança, foi colaborador do espetáculo Riso, da Key & Zetta e Cia, indicado ao prêmio da crítica APCA 2017 e ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo 2018.
Atualmente faz parte do elenco do espetáculo Commedia a la Carte, da Cia H2N, em Portugal. Assessora à Cia. de improvisação Cardume, em Lisboa. Na Colômbia Gustavo foi Jurado do fomento ao Teatro na categoria Dramaturgia no ano 2017, e professor da segunda coorte do Mestrado em Dramaturgia e Direção na Universidade de Antioquia em fevereiro de 2018. Seu contato com Colômbia está dado também pela sua produção dramatúrgica, quatro peças suas foram encenadas por diferentes companhias nos últimos quatro anos (Me Mato el 24: Cia Teatriados. Hambre: Acción Impro. ¿Por qué Suenan las Campanas?: Teatro en Conserva. Babel: Cia. Kakatúa Violeta). Do mesmo modo em Mendoza Argentina, El Enko, Cia teatral, acaba de estrear a peça de sua autoria, Las Hijas de Ruth.

FICHA DE INSCRIÇÃO


Curso: O IMPROVISADOR E A DRAMATURGIA DO ATOR - Novos Protocolos

Professor: Gustavo Miranda

Nome Completo:
Profissão:
CPF:
RG:
Endereço para correspondência:
Bairro:
Cidade:
Estado:
Cep:
Telefone Res.:
Tel. Com.:
Celular:
E-mail:
Possui alguma experiência com a linguagem que será abordada? Especifique quais.
Qual sua expectativa em relação ao curso?
Como ficou sabendo?

OBS: Após o envio desta ficha entraremos em contato para efetivar a sua inscrição, que somente será confirmada após o envio do comprovante de depósito/ doc/ transferência, para o e-mail (quintal@ciadoquintal.com.br). Em caso de dúvidas entre em contato pelo telefone (11) 97553-3587.

Rua Rumaica, 26 - Lapa - São Paulo - Tel (11) 3641-1277 / (11) 97553-3587 - e.mail: quintal@ciadoquintal.com.br