Fechar [X]

Clique na imagem para ampliar

FORMA DE INSCRIÇÃO:
R$100 - depósito para reservar a vaga
R$260 - depósito para concluir a matrícula

DESCRIÇÃO
Curso de curta duração com práticas e elaborações acerca das relações entre corpo e palavra, advinda de texto e de improvisação, na relação com o riso desconcertante, bufo, que transita entre a ironia, a exacerbação e o grotesco. Destinado a artistas cênicos e pessoas com interesse em experiências cênicas. Não se trata de um curso de bufão, mas as práticas e os temas dialogam com o riso derrisório, e as elaborações serão consequência da qualidade de comprometimento dos participantes nas ações propostas. Os exercícios, de considerável exigência física, dialogam com o amplo espectro do corpo cômico e com alguns fundamentos ligados à escuta individual e coletiva, às relações entre corpo, leitura e dizer, improvisação e jogo.

COORDENAÇÃO
Juliana Jardim
Professora, pesquisadora e atriz, idealizadora dos Ensaios ignorantes, contemplado em 2016 pela Lei de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo, que tem como eixo o par Joseph Jacotot/Jacques Rancière e princípios ensaísticos do par Michel de Montaigne/Agnès Varda, ensaios privados e públicos ao redor de matrizes literárias distintas (filosofia, ficção, não-ficção). Orientadora artística do Jogando no Quintal em 2006 e 2007, coordenava treinamento em sala e orientava o grupo entre sala e espetáculos. Realiza em 2014 estágio teórico-prático de Pós Doutorado na Universidade Complutense de Madri, na Espanha, como parte da pesquisa – desenvolvida na Faculdade de Educação da USP concluída em março de 2016 – Ensaio, ignorância, desobramento. Em Madri, seu projeto chamava-se Paisagens errantes entre a aula e a cena: Incendios e Fernand Deligny. Doutora em teatro pela ECA-USP, com a pesquisa vestígios do dizer de uma escuta (repouso e deriva na palavra). Seus principais estudos práticos em longa duração foram com o griot e ator africano Sotigui Kouyaté (entre 2002 e 2010, RJ, SP, Mali e Burkina Faso), o ator, diretor e narrador Hassane Kouyaté (entre 2006 e 2011, SP e Burkina Faso), a diretora e professora Cristiane Paoli-Quito (1992, SP), o diretor e professor Antonio Januzelli (desde 1990, SP). Viajou para o oeste da África (Mali e Burkina Faso) em 2003/04 e 2007/08 a convite de Sotigui Kouyaté e sua ação atual dialoga diretamente com essas experiências. Os griots, além de serem genealogistas, historiadores, dançarinos, cantores e artesãos da palavra, também são bufões. Formadora do curso de Humor da SP Escola de Teatro em 2011 e colaboradora em 2012 e 2013 nos cursos de Humor e Atuação. Professora convidada na graduação em Teatro da ECA-USP nas disciplinas Improvisação e Interpretação, em 2006 e 2008, dirige também na USP o estágio de formatura EAD, Oito, em 2005. Co-autora da pesquisa Procedimentos metodológicos do ator de teatro: primeiras investigações, registros das práticas de ator de oito pesquisadores do país, em parceria com Antonio Januzelli. Professora de Interpretação e Encenação na USJT entre 2005 e 2011. Parceria de diversos grupos e projetos teatrais realizados no RJ entre 2001 e 2013, co-dirigiu o Território Cultural, com apoio da Petroquisa, quando realizaram residências com peças e oficinas dentro de 5 comunidades nas quais instalavam um circo, em 2002. Entre 2008 e 2009 realiza a Peça aos poucos: experiências de repouso com o texto Timon de Atenas, de William Shakespeare, que realiza 25 experiências públicas nas cinco macro-regiões da cidade de SP, em parceria com grupos e núcleos teatrais distintos.

FICHA DE INSCRIÇÃO


Curso: O Riso Desconcertante

Professor: Juliana Jardim

Nome Completo:
Profissão:
CPF:
RG:
Endereço para correspondência:
Bairro:
Cidade:
Estado:
Cep:
Telefone Res.:
Tel. Com.:
Celular:
E-mail:
Possui alguma experiência com a linguagem que será abordada? Especifique quais.
Qual sua expectativa em relação ao curso?
Como ficou sabendo?

OBS: Após o envio desta ficha entraremos em contato para efetivar a sua inscrição, que somente será confirmada após o envio do comprovante de depósito/ doc/ transferência, para o e-mail (quintal@ciadoquintal.com.br). Em caso de dúvidas entre em contato pelo telefone (11) 97553-3587.

Rua Rumaica, 26 - Lapa - São Paulo - Tel (11) 3641-1277 / (11) 97553-3587 - e.mail: quintal@ciadoquintal.com.br